A melodia de Wagner, Liebestod

Interior casa piano pintura óleo sobre lienzo firmado / | Etsy México

A melodia de Wagner, Liebestod. Apresentada na ópera de Tristão e Isolda é trilha da morte de ambos os personagens, condenados a um amor impossível. 
Wagner descrevia esta obra como "ações musicais tornadas visíveis." A música desta ópera rompeu vários paradigmas à época.

Trecho do libreto:
"Poderei compreender-te, ó velha e grave melodia de som de queixume?
Flutuando nas brisas do entardecer, chegaste um dia, melancólica, até mim, quando
ainda era menino, para anunciar-me a morte de meu pai. Mais ainda lamentosa ressoaste através da aurora cinzenta para revelar ao terno filho o destino materno. Quando
meu pai me gerou e morreu; quando minha mãe, moribunda, me deu à luz, a antiga
melodia, lânguida e dolente, transportava o lamento de seus ecos angustiosos. Como
então hoje me pergunto: a que destino fui consagrado? Para que nasci? Qual foi minha
sorte? A velha melodia mo repete agora: para desejar e morrer! Oh, não! Assim não o
diz! Desejar, desejar! Desejar até à morte, sem poder morrer de desejo! Imortal, invoca
agora, anelante, a longínqua dispensadora da saúde, para que eu possa morrer em paz.
Mudo, moribundo, jazia na barca. A melodia chorava suas queixas e desejos; o vento
encheu a vela, levando-nos até a filha da Irlanda. Ela curou minha ferida; com a espada
queria abri-la de novo... Mas deixou cair a arma, para oferecer-me um filtro envenenado... 
e quando eu esperava completa cura, me consagrou o encantamento mais danoso,
a fim de que jamais morresse, condenando-me ao suplício eterno. O’ filtro! A bebida!
Terrível filtro! Com ânsia furiosa me devoras o coração e o cérebro! Não há salvação,
não há doce morte que possa libertar-me da tortura do desejo. Em nenhum sítio me
é concedido repousar! A noite me impele ao dia para que eternamente minhas dores
deleitem a insaciável mirada do sol. Oh, como abrasa meu cérebro com o tormento
ardoroso de seus candentes raios! Nenhuma sombra noturna logra refrescar o ardente
fogo que assim me consome! Que bálsamo poderia aliviar o horrível martírio de semelhantes dores?"

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: "Nóis Mudemo" - Fidêncio Bogo

Olhos de nunca mais! 27/09/2008

Ama-me, de Hilda Hilst