O dia em que Tennyson morreu



Título: “Ivan, o Terrível, e seu filho Ivan”Autor: Ilya Repin, 1885.





Trecho do poema In Memoriam A. H. H. OBIIT MDCCCXXXIII: 27, de Lord Tennyson.

“Eu não invejo em quaisquer humores
O cativo vazio de nobre raiva,
O pássaro nascido dentro da gaiola,
Que nunca conheceu as madeiras de verão.

Eu não invejo a besta que leva
Sua licença pelos campos do tempo,
Irrestrito pelo sentido de crime,
A quem uma consciência nunca desperta.

Nem ao que pode contar-se como abençoado,
O coração que nunca empenhou lealdade,
Mas estagna nas ervas daninha, coms da letargia,
Nem qualquer outro descanso.

Tenho por verdade,
Seja sobre o que recais;
Eu sinto quando estou mais triste;
É melhor ter amado e perdido
Do que nunca ter amado.”

– Trecho do poema Maud, como citado em Penny dreadful:

“Batam, estrelas felizes,
Junto com as coisas de baixo;
Batam com meu coração
Mais abençoado
do que posso dizer;
Abençoado, mas influenciado
por um sofrimento;
Que parece se esvair,
Mas não deve assim permanecer.
Deixe tudo ficar bem,
Ficar bem.”

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: "Nóis Mudemo" - Fidêncio Bogo

Olhos de nunca mais! 27/09/2008

Ama-me, de Hilda Hilst